-
Arquitetos: Sol Blanc
- Área: 129 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Aluar, Arena Hnos, AutoDesk, Donadio, FV, Holcim, Hormigones Terra, IPS, JOHNSON, Merlino, POLYTEMP, Trimble, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se implanta em um bairro da cidade de Córdoba, apostando na consolidação e desfrute de uma bela cidade que vive um preocupante processo de expansão, de expulsão da população e de rejeição e abandono por parte de cidadãos seduzidos pela vida em empreendimentos homogêneos com perímetros murados em subúrbios periféricos. A ideia da casa surge de algumas memórias da infância e das sensações que o charmoso lote e o bairro arborizado geravam: a vontade de viver entre pátios e árvores dentro da cidade. Assim se conforma a casa, por diferentes espaços com características diversas e níveis de privacidade que acompanham árvores e configuram pátios. Um grande saguão se transforma no articulador e na transição entre espaços internos e externos. Ao redor da árvore do pátio interno se dispõem as escadas para acessar os diferentes níveis.
Os métodos construtivos, a gestão e a materialidade são centrais neste projeto, que enfatiza a ideia de casa como processo. Trata-se de uma casa aberta, que muda, cresce; e que é pensada, modificada e definida no processo com os envolvidos na construção e com a família. A diversidade de etapas e sistemas de construção também responde à economia da família e à possibilidade de torná-la uma realidade na situação que a Argentina está passando. A estética da casa é a mesma estética de trabalho em construção, bruta e sem maquiagem. O "luxo" está no espaço e nas relações que esta casa facilita ou permite, e não no preço dos materiais e/ou no uso de elementos com tecnologia sofisticada.
A casa se propôs ao desafio de diminuir os resíduos que geralmente produzidos nos processos construtivos, assim como de minimizar o consumo de energia para não sobrecarregar as infraestruturas da cidade; com a ideia de que ela pode se tornar independente e incorporar novas tecnologias eco-sustentáveis ao longo do tempo. Finalmente, é importante salientar que embora a casa esteja destinada a uma "família típica", foi pensada como uma família com modos e códigos contemporâneos. Por isso, a casa pretende ser um apoio onde cada um possa ter o seu espaço, viver livremente e partilhar com a família e amigos quando desejado. Onde cada membro da família pode crescer, se desenvolver e também se envolver, apropriar-se, desfrutar e brincar com a casa.